Música digital: cresce o interesse pelo consumidor

Padrão

Chegamos ao primeiro trimestre de 2013 e as empresas que observam o mercado fonográfico começam a divulgar os seus primeiros relatórios do ano.

De acordo com a empresa Nielsen SoundScan, apesar deles expressarem um certo otimismo nas vendas de álbuns e singles digitais, o mercado aponta que a venda de CD´s continua sofrendo um grande desinteresse pelo público. Se comparado com o ano passado, houve uma queda de 4,9% nas vendas em lojas.

Para se ter uma idéia do montante, em 2012 foram vendidos 77,8 milhões de álbuns físicos contra 74 milhões até final de março deste ano. Sobrou até para as vendas digitais que apresentaram queda de 1,3% neste primeiro trimestre, porém, se comparado com 2012, não foi tão impactante assim para o mercado.

Majors se empenham na marca de 1 milhão de cópias vendidas por single

Macklemore and Ryan Lewis / Foto: Divulgação

Macklemore and Ryan Lewis / Foto: Divulgação

As gravadoras trabalham em rítmo de força-tarefa para que os principais artistas de seus casts conquistem a marca de 1 milhão de singles vendidos. Até agora apenas 15 músicas de artistas internacionais alcançaram este patamar.

Quem se deu bem até agora foi o duo Macklemore e Ryan Lewis que comemoram as vendas superiores a 4 milhões de unidades do single Thrift Shop. É um número muito expressivo para um single se compararmos com o sucesso do grupo Fun que viu o seu single We Are Young vender 2,7 milhões de unidades e se tornar a canção digital mais vendida de 2012.

De qualquer forma, é importante observar que os sites de streaming serão importantes daqui em diante para potencializar as vendas de música digital. O consumidor passou a migrar para este novo modelo de mercado com mais frequência.

Rock é o gênero que mais cresce na preferência dos consumidores nas vendas digitais

Reprodução

Reprodução

E outro fato interessante: de todas os gêneros musicais, o Rock é o que mais vende.

Em 2012 foi identificado que no primeiro trimestre daquele ano, houve um aumento da procura dos consumidores, saltando de 25,4 milhões de unidades de música digital vendidas para 26,1 milhões.

Outros gêneros como R&B, música latina e música eletrônica desaceleraram o mercado fonográfico em vendas de álbuns digitais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s