A mulher e o blues

Padrão

O blues é, falsamente, visto como um gênero musical machista, cantado por homens egoístas, sedentos por liberdade, mulheres bonitas e bebida. Mas, por trás dessa imagem cínica e livre, está o homem comum encantado por uma mulher, perdida em brigas ou levada por outro. Homens que, além de seus demônios e fantasmas interiores, cantavam sobre o trabalho duro do campo e da conseqüente falta de dinheiro e sorte.

A cantora de blues Mamie Smith (1883-1946) / Foto: Divulgação

Temas também abordados pelas mulheres que seguiram o caminho do blues já que a origem desses problemas era o mesmo. Bluseiras que expressaram seus medos, decepções e restrições, suas raivas e dores. O desespero da perda de um amor, a cama vazia, a violência a que foram submetidas ou o simples abandono foram cantados com perfeição pela voz feminina. Algumas mulheres do blues não só ajudaram a construir a história do gênero como também mudaram os rumos da indústria fonográfica que ainda engatinhava e não apostava tanto em música para as camadas mais humildes da sociedade.

As gravadoras ganharam um bom dinheiro com os race records’, discos direcionados para a população negra. Crazy Blues’ na voz de Mamie Smith foi o primeiro blues a ser gravado, em 1920, mas as artistas já eram conhecidas em algumas cidades por fazerem parte dos Minstrels Shows’, apresentações de música, dança e teatro que circulavam pelas cidades e improvisavam o espaço como um circo.

Mamie Smith (1883-1946) que realizou a gravação do primeiro clássico chegou a ganhar 2 mil dólares em uma apresentação, valor muito alto para a época, mas morreu pobre e foi enterrada como indigente. Vinte anos depois fãs e músicos arrecadaram dinheiro para colocar uma lápide no seu túmulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s