Batucou: a renovação nas fronteiras do samba

Padrão
Divulgação

Divulgação

Marcelo de Assis

Quando estes quatro jovens músicos, JefersonJhonas Jotha, Juninho SouzaMarcio Cryspim decidiram unir seus ideais e mergulhar em definitivo nos mares do samba, foi o momento de celebrar o nascimento de uma das novas vozes da nossa música: o Batucou.

Em entrevista realizada no moderno Estúdio Atmosphera em São Paulo, eu tive o prazer de recebê-los para que eles pudessem revelar como nasceu este grupo de talentosos músicos da zona norte de São Paulo.

Recentemente eles lançaram o single É dia de Samba e ao longo de suas apresentações, vem conquistando o público com melodias que mesclam vários rítmos e suas composições retratam histórias verdadeiras, algo determinante na ideologia do grupo:

“Eu componho o que eu ja vivi”, relata Jotha, o compositor do grupo, que confessa ter feito a música Difícil de Esquecer em um ônibus, ouvindo o diálogo de uma passageira com a sua amiga sobre o namorado que queria reconciliação as 3 da manhã: “Peguei o celular e comecei a cantar baixinho a história da garota”. Não consigo fazer uma música se eu não vivi a situação. Todas as histórias são reais”, disse.

Em atividade desde 2009, o Batucou apresenta um samba sem fronteiras, mesclando vários estilos em suas canções, desde o romântico até mesmo o R&B e o funk, algo que tem chamado muita a atenção do público. As suas influências musicais variam desde Martinho da Vila, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho até Exaltasamba e Art Popular.

Antenados com as novas vertentes do samba, além de apresentarem uma nova proposta musical, eles também reconhecem o valor dos artistas que trazem novos ares como o cantor Thiaguinho:

“Nós temos muita influência de grupos como o Fundo de Quintal mas também abrimos o nosso leque para as coisas novas que estão vindo. Por exemplo, o cantor Thiaguinho colcou R&B nas músicas e isso é fantástico! Hoje em dia a musicalidade do samba, os arranjos e melodias são melhores que antigamente!”

Agora o Batucou se prepara para novos desafios e mantém o foco em uma promissora carreira. Seus pilares estão fundamentados no carisma especial que estes talentosos músicos transmitem ao seu público e às pessoas de seu convívo-comum. Uma aposta e tanto para o mercado brasileiro.

Confira o vídeo É dia de Samba:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=z11FUqXqiQ8″%5D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s