Marcelo de Assis
Jovem Pan Online
A icônica capa do álbum do Velvet Underground que recebeu a colaboração da cantora alemã Nico (1938-1988) em 1967 foi alvo de uma disputa judicial por direitos autorais com os representantes do saudoso artista Andy Warhol (1928-1987), considerado um dos mestres do conceito pop e que também assinou a produção musical com Tom Wilson (1931-1978).
De acordo com a Billboard, a banana estampada no referido álbum tornou-se objeto de controvérsia na questao de direitos autorais, depois que a Andy Warhol Fundation planejou licenciar a capa para um projeto que envolveria produtos da Apple como o iPod e o iPad. Com isso, os representantes da antiga banda de Lou Reed e John Cale entraram com processo em um tribunal federal de Nova York alegando de que a ilustração havia e tornado “um simbolo, um verdadeiro ícone do Velvet Underground” poder décadas.
Porém na última terça (28), um juiz federal de Nova York rejeitou o caso, porque um advogado da Andy Warhol Foundation emitiu um comunicado onde estava celebrado um acordo confidencial entre as partes: o desenho da banana não foi registrado á epoca de sua criação nos órgãos de direitos autorais dos EUA e sequer tinha algum aviso de copyright. Além disso, Andy Warhol baseou sua obra de arte em um anúncio. E a idéia de que a imagem era de domínio público foi aceita.
The Velvet Underground and Nico foi o primeiro álbum a ser gravado pela banda americana liderada por Lou Reed, tendo sido gravado entre abril e maio de 1966 e lançado em março de 1967. Tornou-se uma referência musical dos anos 60, com experimentações melódicas que variam desde o pós-punk, avant-garde e rock psicodélico e em suas composições, recebeu letras ácidas que falavam sobre o abuso de drogas e prostituição.
Em outubro de 2012, o álbum ganhou uma edição deluxe de 45 anos do lançamento, com versões ao vivo de apresentações realizadas em 1966.