The Beatles: filme Yellow Submarine é lançado em DVD e Blu-Ray

Padrão

Chega às lojas de todo o país o clássico filme animado dos Beatles, Yellow Submarine, de 1968, restaurado digitalmente para o lançamento em DVD e Blu-Ray, junto de sua trilha sonora em CD.

Foto: Divulgação / EMI

Atualmente fora do mercado, o vídeo foi restaurado pela primeira vez em resolução digital de 4K, por Paul Rutan Jr. e seu time de especialistas na Triage Motion Picture Services and Eque Inc. Em função da natureza delicada da arte gráfica original, desenhada à mão, nenhum software foi utilizado no processo; foi tudo feito manualmente, frame a frame.

Os bônus do DVD e do Blu-Ray Yellow Submarine incluem um minidocumentário making of chamado Mod Odyssey (7’30”), o trailer original do filme, comentários do produtor John Coates e do diretor de arte Heinz Edelmann, entrevistas com outros envolvidos na produção do filme, sequências do storyboard, 29 desenhos à lápis e 30 fotos dos bastidores.

Nas embalagens digipak, haverá imagens do filme reproduzidas e um livreto de 16 páginas, com um ensaio escrito por John Lasseter (diretor de criação dos estúdios de animação da Disney e Pixar).

Lasseter escreveu: “Como fã de animação e cineasta, eu tiro o chapéu para os artistas de Yellow Submarine, cujo trabalho revolucionário ajudou a construir o caminho para o variado mundo da animação que nós apreciamos hoje em dia.

Dirigido por George Dunning e escrito por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal, Yellow Submarine começou sua viagem às telas quando Brodax (que já havia produzido previamente cerca de 40 episódios de uma série animada dos Beatles para o canal de televisão ABC) propôs ao empresário Brian Epstein (1934-1967) que eles rodassem um longa de animação da banda.

Yellow Submarine, baseado em uma canção de John Lennon e Paul McCartney, é um conto fantástico que transborda a paz, o amor e a esperança impulsionados pelas músicas dos Beatles, como Eleanor Rigby, When I’m Sixty-Four, Lucy in the Sky With Diamonds, All You Need Is Love, e It’s All Too Much.

Quando o filme estreou, em 1968, foi reconhecido instantaneamente como um marco, ao revolucionar o gênero, integrando o desenho livre às inovações técnicas da animação.

Inspirado pelas novas tendências artísticas desta geração, o filme bebe da fonte da Pop Art de Andy Wahrol, Martin Sharp, Alan Aldridge e Peter Blake. Com a direção de arte e produção a cargo de Heinz Edelmann, Yellow Submarine é um clássico do cinema animado, que conta, também, com o trabalho criativo dos diretores Robert Balser e Jack Stokes, com um time de animadores e técnicos. Edelman recorda: “Desde o início, eu pensei que o filme deveria ser uma série de curtas interconectados. O estilo deveria variar a cada cinco minutos, mais ou menos, para que mantivesse o interesse em alta, até o fim”, conclui.

Estes estilos fundem ação e animação, sequencias em 3D e rotoscopia caleidoscópica, em que o filme é traçado frame a frame em desenhos. O processo completou-se em aproximadamente dois anos, 14 roteiros diferentes, 40 animadores e 140 artistas, para produzir toda esta inovação. O filme restaurado estará nas telas de festivais como o New York International Children’s Film Festival e SXSW Film, ambos no dia 17 de março.

Em 24 de abril, a Candlewick Press lançará uma nova edição compacta, de capa dura do livro ilustrado Yellow Submarine, uma verdadeira jornada para toda a família.

O livro, que poderá ser encontrado em lojas e na Beatles Store (www.thebeatles.com), traz, ao longo de suas 40 páginas, a beleza e a arte do filme que encantou adultos e crianças por gerações.

Uma versão digital interativa do livro também está disponível para download grátis na iBookstore da Apple para iPad, iPhone e iPod em www.iTunes.com/TheBeatles.

Sinopse de Yellow Submarine:

Foto: Divulgação

Era uma vez… ou talvez duas… um paraíso de outro mundo chamado Pepperland, um lugar onde a alegria e a música reinavam supremas. Porém, tudo isto foi ameaçado quando os terríveis Blue Menies declararam guerra e enviaram seu exército liderado pelo malvado Flying Glove, para destruir tudo o que fosse bom.

E aí surgem John, Paul, George e Ringo para salvar o dia! Armados com nada mais do que seu humor, músicas e, é claro, seu submarino amarelo, os Beatles enfrentam os turbulentos mares para derrotar as forças do mal.

Com informações da EMI Music Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s