Guilherme Arantes confirma três shows em São Paulo no Tom Jazz

Padrão

Em seus 35 anos de carreira, Guilherme Arantes faz uma visita panorâmica, generosa e ampla de sua carreira, com forte acento do rock setentista, antecessor do pop-rock dos anos 80. Não apenas todos os grandes hits estão no show, mas também diversos resgates históricos que ajudaram a construir o seu acervo invejável. 

Foto: Divulgação

Os ingressos podem ser adquiridos pela internet no site do Ingresso Rápido ou pelo telefone 4003-1212 das 9h as 22hs.  No final da década de 70, ainda num Brasil sob o regime militar, a música brasileira vivia um período de virulentas transições. Guilherme, que vinha de experiências mais radicais como os LPs “A Cara e a Coragem” e “Coração Paulista”, estava então na linha de frente de sua geração.

Gerando moda, Guilherme cravou hits inconfundíveis e eternos na forma de uma sonoridade eletro-acústica, antecessora do longo reinado dos sintetizadores que viria a seguir (pós-punk, new wave, drum-machines, seqüenciadores MIDI, programações em computador seriam a tônica dos 80 no pop mundial).

Essa sonoridade jamais foi igualada, nem mesmo imitada à altura, permanecendo como um “acento” característico de GA, simplesmente porque emanava das mãos do músico, numa batida, numa levada única ao piano, um balanço rítmico rico em harmonias onde se entrelaçavam Ray Charles, Beatles, Milton e seu Som Imaginário, Elton John, Billy Joel, e tudo do pop se misturava com os cromatismos bossa-novistas, fazendo de Guilherme Arantes um hitmaker de muita personalidade, bastante destacado dos demais hitmakers que se estabeleceram no mercado da época…

Um exemplo dessa trajetória foi a seqüência de composições interligadas entre si, tais como “Coração Paulista”, claríssima antecessora de “Perdidos na Selva” (sucesso da Gang 90, parceria de Guilherme com Julio Barroso (1953-1984)  e marco deflagrador do pop rock no Brasil – influência evidente de Blitz e demais new-wave bands posteriores) , mais tarde desaguando em “Lindo Balão Azul” (sucesso do especial Pirlimpimpim – deflagrador do futuro mercado infanto-juvenil, com seu ”riff“ de piano claramente ”citado” na abertura do Show da Xuxa).

Aquele som, aquela batida, fez parte de toda uma geração. Dançante, porém pré-MIDI, pré eletrônicas mecanizadas, esse som jamais ficou ofuscado na história.

Ainda presente nas rádios, especialmente no segmento adulto-contemporâneo, o repertório de Guilherme é um fenômeno de sobrevivência num mercado volátil, em que camadas sucessivas de modas e “cenas” não conseguiram soterrar no esquecimento, ainda mais com a violenta transformação dos suportes de mercado (do vinil para o CD, do CD para o DVD, o advento dos videoclipes,  do DVD para o MP3, daí  para a Rede , etc.

E ainda consegue fazer parte de várias gerações anteriores e safras subseqüentes, sendo gravado e regravado por nomes que vão de Roberto Carlos a Pedro Mariano, de Caetano Velloso a Nando Reis, de Zezé di Camargo a Cesar Menotti & Paulinho, de Flavio Venturini a Gabriel O Pensador, de Chitãozinho & Xororó a Sandy & Junior, etc…

Um fato significativo é Guilherme ser um dos compositores preferidos (senão mesmo “o preferido”) de tradicionais e novas cantoras do Brasil (Elis Regina, Maria Bethânia,  Leila Pinheiro, Joanna, Fafá de Belém, Adriana Calcanhotto, Zelia Duncan, Simone, Vanessa da Matta, Mart´nália, Céu, Bruna Caram, Patricia Marx, Marienne de Castro e muitas outras).

Para completar o marco de 35 anos em plena vitalidade, Guilherme é homenageado com o lançamento do coletivo “A Cara e o Coração”, de bandas da nova cena do rock alternativo de Salvador, interpretando as musicas dos (tidos como “Cult”, junto com o Moto Perpétuo) LPs  A Cara e a Coragem e Coração Paulista.

GUILHERME ARANTES

Dias: 6, 7 e 8 de julho de 2012

TOM JAZZ

Avenida Angélica nº 2331 – Higienópolis

Telefone: (11) 3255-0084

www.tomjazz.com.br

Couvert Artístico: R$ 120,00

Horário do show: 22h00

Capacidade: 200 pessoas sentadas

Censura: 14 anos

Duração: Aproximadamente 1h30

Abertura da casa: 2h antes do espetáculo

Formas de pagamento: Dinheiro / Cheque / Todos os Cartões (Débito e Crédito)

Estacionamento com manobrista

Ar condicionado

Acesso para portadores de necessidades especiais

Informações e compra de ingressos:

# TOM JAZZ – Avenida Angélica, 2331 – Higienópolis.

(Horário de atendimento: segunda a sexta, das 10h às 17h)

# COMPRA POR TELEFONE – Ingresso Rápido – Tel: 4003-1212

(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h)

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET

(www.tomjazz.com.br / www.ingressorapido.com.br)

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

#  PONTOS DE VENDA CAPITAL, INTERIOR E OUTROS ESTADOS

Consultar www.ingressorapido.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s