O que músicos como Jimmy Page, Eric Clapton, Brian May e Rod Stewart tem em comum (além de serem alguns dos principais ícones da música mundial, é claro)? Todos foram condecorados pela coroa britânica como membros do Império.

Rainha Elizabeth II cumprimentando Jeff Beck. Ao lado: Eric Clapton, Jimmy Page e Brian May - Palácio de Buckingham, 2005 / Foto: Divulgação
Muitos destes “fugiram” do país e imigraram para os Estados Unidos para se livrar dos impostos abusivos na década de 70, época da recessão. Entretanto, essa diferença foi deixada de lado e foram reconhecidos como importantes personalidades que contribuíram na cultura, arte e história do Reino Unido.
As cerimônias de condecoração e homenagens aos músicos foram feitas no Palácio de Buckingham, com a presença da própria Rainha Elizabeth II. Todos os músicos receberam o título de “Sir” pelos serviços prestados à música. A única exceção foi Jimmy Page, que foi homenageado pela sua ajuda às crianças desamparadas das favelas do Rio de Janeiro.
Os títulos dados a cada um dos músicos:
Brian May – Cavaleiro da Ordem do Império Britânico
Eric Clapton – Comandante da Ordem do Império Britânico
Jimmy Page – Ministro da Ordem do Império Britânico
Rod Stewart – Comandante da Ordem do Império Britânico
O mais interessante é que estes grandes músicos foram reconhecidos e ganharam uma bela homenagem, bem diferente das homenagens feitas aqui no padrão “Arquivo Confidencial” dos programas dominicais. Então, o Sex Pistols que me perdoe mas, Deus Salve a Rainha!!