Um dos ícones do cenário alternativo britânico nos anos 80, o Happy Mondays anunciaram o retorno aos palcos neste ano.
Uma série de shows, que deverão acontecer no Reino Unido será anunciada em breve, de acordo com uma reportagem do The New Musical Express. A backing vocal da banda, Rowetta Satchell disse em entrevista a BBC que a volta do grupo só será viável com todos os integrantes da formação clássica: “Nós queremos fazer realmente um bom show. Decidimos que o trabalho só seria especial com o line-up original”, disse.
Satchell relacionou o grupo como uma “família” e que ambos sentiram a falta de estarem juntos: “Esses garotos são a minha família… Eu realmente senti a falta deles e tenho certeza que eles sentiram também, uns dos outros”, finalizou.
O Happy Mondays foi formado em 1980 em Manchester na Inglaterra e é formado por Shaun Ryder, Mark “Bez” Berry, Gary Whelan, Mark Day, Paul Ryder, Paul Davis e Rowetta Satchell. Eles chegaram a serem mencionados por Paul McCartney em uma entrevista realizada em 1990, que, ao ver o grupo na TV lembrava imediatamente dos Beatles na fase “Strawberry Fields Forever”.
O álbum que conduziu a banda ao sucesso foi “Pills ‘n’ Thrills and Bellyaches“ lançado em 27 de novembro de 1990 pela Factory Records.