A cantora cabo-verdiana Cesária Évora morreu nesta manhã na cidade de São Vicente em seu país-natal Cabo Verde. Ela tinha 70 anos. As informações são da Agência Lusa. Ela morreu por insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada.
Évora ja teria sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) uma semana após anunciar que estaria dando adeus aos palcos em decorrência dos problemas de saúde que estava enfrentando. Cesária Évora iniciou sua carreira artística tocando Coladeira (gênero musical e de dança de Cabo Verde) aos 16 anos de idade e enfrentou muitas dificuldades em sua trajetória pessoal e artística, chegando a parar de cantar por dez anos para ajudar no sustento de sua família e lutando contra o alcoolismo.
Em 1987 gravou seu primeiro álbum homônimo: “Cesaria”. No ano seguinte, ganhou notoriedade em Portugal e Paris e foi neste último que ela gravou seu segundo álbum “La Diva Aux Pied Nus” (A diva dos pés descalços) em referência como ela se apresentava no palco. Desde então, passou a morar na capital francesa.
Cesária Évora conquistou um prêmio Grammy em 2004 de “Melhor Álbum de World Music Contemporânea”, foi agraciada pelo presidente francês Nicolas Sarkozy com a medalha da “Legião de Honra” entregue pela ministra da cultura francesa Christine Albanel.
Ela é considerada a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular de Cabo Verde.