O site de músicas BlueBeat será obrigado a pagar quase US$ 1 milhão ás gravadoras EMI, Virgin e Capitol Records por ter vendido músicas dos Beatles, Coldplay, Lilly Allen entre outros sem autorização e sem ter adquirido os direitos autorais dos artistas.
O endereço do BlueBeat na internet foi encerrado em novembro de 2009 mas até este período foram comercializadas um montante de 67 mil músicas dos Beatles, sendo que a própria EMI em acordo com a Apple só foi disponibilizar as faixas oficialmente em 2010 para venda no iTunes. Cada faixa das músicas dos Beatles foram vendidas a US$ 1,29 cada. E foram vendidos o expressivo número de 450 mil álbuns.
Em defesa, a BlueBeat alegou que não agiu de má-fé pois o proprietário da BlueBeat, Hank Risan teria sido o primeiro empresário a desenolver um método conhecido e nomenclatura curiosa como “simulação psico-acústica” que resultaria em versões únicas de músicas com direitos autorais.
O juiz responsável pelo caso não aceitou tal argumentação técnica e entendeu que Risan apenas fez cópias de discos adquiridos por ele.