Richard Wright, tecladista e fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos.

Padrão

O mundo da música está de luto. O tecladista e fundador do Pink Floyd, Richard Wright faleceu em sua residência, ontem, na inglaterra, em virtude de um câncer em local não específicado. Wright fez parte da banda desde o inicio de sua atividade nos anos 60 quando a banda ainda se chamava “Sigma 6”.

Foto: Divulgação

Desde então, o Pink Floyd tornou-se uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. A fantástica contribuição do tecladista ao grupo pode ser conferida no clássico album “The Dark Side Of The Moon” lançado pela Harvest-EMI em 1973 nas composições de “The Great Gig in the Sky” e “Us and Then”. Richard Wright participou das filmagens de “Pink Floyd Live At Pompeii” lançado pela PolyGram Video nos anos 70 e de dois grandes albuns ao vivo: “Delicate Sound Of Thunder” de 1988 e “P.U.L.S.E.” de 1994 ambos lançados pela Sony Music (hoje Sony-BMG). Apesar de viver recluso aos holofotes, a sua ultima participação com a banda foi no Live8 em 2005 idealizado por Bob Geldof e que na ocasião teve os integrantes da formação clássica do Pink Floyd.

Pink Floyd em reunião
no concerto “Live8” em 2005
Fonte: Reuters

David Gilmour, homenageia o amigo e parceiro musical

O companheiro de muitos anos, o cantor e compositor David Gilmour comentou em seu site oficial sobre a morte do amigo dizendo que “nunca tinha tocado com alguém como Wright” e deixa claro a grande admiração profissional que tinha pelo amigo: “Ninguém pode substituir Richard Wright – ele era meu parceiro musical e meu amigo”. Para Guilmour, a contribuição de Wright em “Dark Side..” foi fundamental: “Afinal, sem “Us and Them”, e “The Great Gig in the Sky” o que seria de The Dark Side of the Moon?”, pergunta. Com a morte de Richard Wright houve um sentimento de “banho de agua fria” nos fâs que ainda não tinham visto a performance da banda. O público brasileiro sempre sonhou com o show desta grande banda, que já tivera sido prometido durantes várias ocasiões. Uma destas ocasiões teria sido uma das ultimas edições do “Rock In Rio” o que nunca aconteceu. Ficamos com os registros do teclado psicodélico de Wright onde a contribuição musical foi incontestável e que o seu legado musical jamais seja esquecido.

Anúncios

Um comentário sobre “Richard Wright, tecladista e fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s